|
Abaixo temos a PowerBar.
Exemplo 1. 1.1 Criar o arquivo exemplo1.pbl : 1.1.4 Selecione a pasta exemplo1, e em File name coloque o nome para o arquivo (library), lib1, e clique no botao save. 1.1.5 Preencha o campo comment com um comentário sobre a library que esta sendo criada.
1.2 Criação do objeto Application : 1.2.2 No menu File escolha a opção New, ou clique no botão correspondente,. selecione a pbl lib1.pbl da pasta exemplo1 e clique no botão save. 1.2.3 Digite o nome aplic1 para o objeto application no campo Applications, preencha o campo Comments coms os comentários que você julgar importantes e clique no botao Ok. 1.2.4 Em seguida clique no botão No, informando que não deseja utilizar um Application Tamplate para criar o objeto application.
1.3 Criação de uma window ( window1 ) : Aparecera uma nova janela para que você possa acrescentar objetos e codificar os eventos de acordo com as necessidades em questao. 1.3.2 No menu Controls selecione a opção StaticText, 1.3.3 Em seguida de um clique na window. Isto acrescentará um controle do tipo Texto Estático. 1.3.4 Novamente no menu Controls selecione a opção SingleLineEdit e dê um clique na window. Para mudar o posicionamento dos objetos na window basta clicar e arrastar para a posição desejada. 1.3.5 Para salvar a window que está sendo criada clique na opção save do menu file ou no botão save da PainterBar : 1.3.6 Coloque no campo Windows e em Comments , novamente as informações que julgar importantes com relação a window. Como na figura abaixo : 1.3.7 Clique com o botão direito do mouse em cima do SingleLineEdit e selecione a opção script. Automaticamente você será colocado no evento Modified, digite o script como na figura abaixo : 1.3.8 No menu File escolha a opção Close, responda Yes para gravar o script digitado para o evento Modified do SingleLineEdit. 1.3.9 No menu File escolha a opção Close, responda Yes para gravar as alterações feitas na window. 1.4 Definindo a window principal do sistema : 1.4.2 Clique no botão Script , da PainterBar1. Automaticamente você será levado para o script do evento open do objeto aplic1. Digite neste evento o comando open como na figura abaixo : 1.4.3 No menu File escolha a opção Close, responda Yes para gravar o script digitado para o evento open do objeto aplic1. 1.4.4 No menu File escolha a opção Save para gravar as alterações feitas no objeto aplic1. 1.5 Executando este exemplo : 1.6 Alterando as propriedades do objeto window1 : 1.6.2 Em General, preencha o campo Title com o nome que você deseja que apareça no lugar de Untitled. Desmarque os itens Maximize Box, Minimize Box e Resizable. 1.6.3 Em Icon, selecione Information no campo Stock Icons e pressione OK : 1.6.4 Salve as alterações como no item 1.3.8. e execute novamente a aplicação e veja as mudanças :
Com esta mudanças não é mais possível maximizar, minimizar ou alterar o tamanho da window durante a execução. |