|
|
4. Exemplo 4. 4.1 Construindo um menu.4.1.1 Clique no botão Menu da PowerBar .Na janela Select Menu clique no botão New. Como na figura abaixo :
4.1.2 Preencha os campos como na figura abaixo :
4.1.3 Coloque o cursor no campo Exemplo 1, em Shortcut selecione a opção F1 como na figura abaixo. Repita o procedimento colocando para o campo Exemplo 2 key = F2 , para o campo Exemplo 3 key = F3 e para o campo Sair selecione F4 e marque o Alt. . Este procedimentos irão criar teclas de atalho para a respectiva opção :
4.1.4 Acrescente o caracter & antes da letra que será definida como atalho. No item Sair do exemplo abaixo a letra escolhida foi S , nos itens Exemplo 1, Exemplo 2 e Exemplo 3 respectivamente 1 ,2 e 3
4.1.7 Para gravar as alterações feitas neste novo menu clique no botão save. Na janela Save Menu digite o nome para o menu no campo Menus e coloque os comentários no campo Comments, como na figura abaixo :
4.2 Crie uma nova window como no item 1.3.1. Clique com o botão direito do mouse no meio desta nova window e selecione a opção Properties, altere alguns atributos. Faça como a figura abaixo :
Clique no botão OK e grave esta nova window com o nome window_principal. Para gravar veja itens 1.3.5 e 1.3.6. 4.3 No evento open do objeto aplic1 altere e coloque como na figura abaixo. Para acessar este script faça como nos itens 1.4.1 , 1.4.2 e 1.4.3. :
4.4 Retorne para o objeto menu1, Codifique as instruções que devem ser executadas, quando uma opção do menu é selecionada pelo usuário. Coloque o cursor no item Exemplo 1 e clique no botão Script como na figura abaixo :
As instruções que devem ser executadas, quando o usuário selecionar a opção Exemplo 1 do nosso menu1, são codificadas no evento clicked para m_exemplo1. A figura abaixo mostra as 2 linhas que devem ser codificadas neste script. Na primeira linha criamos uma variável do tipo window1, depois utilizamos a PowerScript function opensheet, para abrir dentro da window_principal uma instancia da window1.
Repita o procedimento para os itens Exemplo 2 e Exemplo 3 do nosso menu como nas figuras abaixo:
Para a opção Sair o script deve ser codificado como na figura abaixo :
4.5 Abra o objeto window1 para que possamos fazer algumas alterações. O script do evento modified do objeto sle_1 precisa ser alterado, retire do script o nome da window window1 como mostra a figura abaixo. Para ter acesso este script veja as instruções do item 1.3.7.
4.6 Repita este procedimento para o objeto window2 . 4.7 Grave todas as alteração e execute a aplicação, como no item 1.6.4 :
|