Página
Inicial

Power

Artigos

BD
SQL

JavaScript

Vídeo Aulas

Xiko.php

Algoritmos

Alunos

SQL OnLine

Sugestões
e Críticas

Horário do
Professor

Cadastro

Lembrar Senha

9. Trabalhando com banco de dados Sybase Sql Anywhere :

9.1 Para criar um banco de dados novo utilizaremos o programa Sybase Central, este programa é instalado juntamento com o Sybase Sql Anywhere. Na pasta Utilities execute a opção Create Database com um duplo-clique, como mostra a figura abaixo :

9.2 Selecione a pasta e o nome do arquivo que irá conter todas as informações do nosso novo banco de dados, em seguida clique no botão Next :

9.3 Na próxima janela você deverá optar por ter ou não um arquivo de Log. Para Ter mais segurança faça como na figura abaixo, e pressione o botão Next.

9.4  Na janela seguinte, você pode opter por fazer mirror do arquivo de log criado na tela anterior. Não marque esta opção e clique no botão Next

9.5 Na próxima janela, faça como na figura abaixo : Deverá ser criado SYSCOLUMNS E SYSINDEXES views.

9.6 Não há necessidade de alterar o nomde DBO, e o tamanho de 1024 bytes para as páginas é ideal.

9.7 Na janela seguinte selecione, como na figura abaixo, o Code Page 850LATIN1 e clique no botão Next.

9.8 Não há necessidade de marcar a opção Connect to the database. Após o término da criação do banco de dados banco1 não queremos utiliza-lo no Sybase Central.

9.9 Após alguns segundos será criado o arquivo banco1.db na pasta c:\sistemas\db com os parâmetros que selecionamos nos itens anteriores. Clique no botão close e pode fechar o Sybase Central.

10. Acessando um Banco de Dados Sybase Sql Anywhere no PowerBuilder.

10.1 De volta ao PowerBuilder vamos fazer a configuração ODBC para manipular-mos o banco de dados Sybase Sql Anywhere Banco1 . Na powerbar clique no botão Configure ODBC, como mostra a figura abaixo :

10.2 Na janela Configure ODBC, selecione no primeiro campo o iten Sybase Sql Anywhere e em seguida clique no botão Create, como mostra a figura abaixo :

10.3 Preencha os campos Data Source Name, Description e Database file como mostra a figura abaixo, em seguida clique no botão OK.

10.4 Após definir algumas informações da configuração ODBC aparecerá a janela inicial com o data source que criamos, clique em seguida clique no botão close como mostra a figura abaixo.

10.5 Após a configuração ODBC é criado automaticamente um DB profile para conexão com o banco de dados banco1.db. Clique no botão DB Profile da PowerBar, como mostra a figura abaixo :

10.6 Na janela Database Profiles selecione o item Estoque em ODBC, e clique no botão connect como mostra a figura abaixo :

Isto fará com que o servidor Sybase Sql Anywhere seja acionado colocando o banco de dados banco1 no ar, disponível para transações.

10.7 Aparecerá um item minimizado na sua barra de tarefas :enquanto este programa estiver ativo o seu banco de dados estará no ar disponível para utilização. Se você der um clique verá as informações, como mostra a figura abaixo:

10.8 O próximo passo e criar as tabelas e relacionamentos deste novo banco de dados. Vamos utilizar o D.E.R. abaixo como exemplo :

Familias

 

Produtos

 

Fornecedores

Familia Smallint   Produto Integer   Fornecedor Integer
Descricao Char(25)   Familia Smalint   Nome Char(50)
    Nome Char(45)   Endereco Char(70)
    Fornecedor Integer   Fone Char(14)
    Venda Dec(10,2)   Contato Char(30)
    Custo Dec(10,2)   Email Char(40)
    Quantidade Integer    
    Unidade Char(2)    

O item sublinhado é a chave primária.

10.9 Vamos para a criação destas 3 tabelas e destes 2 relacionamentos. Clique no botão Database da PowerBar, como mostra a figura abaixo :

10.10 Na janela Select Tables clieuq no botão New.

10.11 Crie as colunas da tabela como na figura abaixo :

10.12 Para gravar as alterações, clique no botão save e em seguida no botão Yes.

10.13 Coloque no campo Table Name o nome para a nova tabela, com base no exemplo do item 10.8 esta primeira tabela é familias.

10.14 Para definir a chave primária da tabela familias clique com o botão direito do mouse em cima da tabela e selecione Properties, como mostra a figura abaixo :

10.15 Em Primary Key, selecione as colunas que irão compor a chave primária, neste caso a coluna familia e clique no botão OK, como na figura abaixo.

10.16 Após a definição da chave primária a visualização da tabela familias na janela database ficará como na figura abaixo :

10.17 Para criar as outras 2 tabelas, produtos e fornecedores, utilize o botão Create table como mostra a figura abaixo, e repita os procedimentos dos itens 10.11 , 10.12 , 10.13 , 10.14 e 10.15.

10.18 Crie a tabela de Produtos como na figura abaixo :

10.19 Crie a tabela de Fornecedores como na figura abaixo :

10.20 Após a criação das 3 tabelas, a visualização na janela Database ficará como na figura abaixo :

10.21 A visualização das tabelas pode ser alterada a seu critério. Você pode fechar e selecionar as tabelas de acordo com a necessidade. Para fechar clique com o botão direito do mouse em cima da tabela e selecione a opção close.

 

10.22 Para visualizar novamente uma tabela clique com o botão direito do mouse em qualquer parte branca da janela database e clique em Select Tables. Em seguida selecione o nome da tabela e clique no botão Open.

image159.gif (2862 bytes)

10.23  Para criar os relacionamentos selecione a tabela que tem a chave estrangeira com 1 clique e em seguida clique no botão Create foreign key. Veja como na figura abaixo :

10.24 Veja na figura abaixo como preencher os campos da janela Foreign Key Definition.

10.25 Após a criação do relacionamento na janela database, se você exibir as 2 tabelas, aparecerá na tabela que tem a chave estrangeira, a indicação de uma Foreign Key, ligado com a chave primária da tabela correspondente. Veja figura abaixo :

10.26 Crie o outro relacionamento, entre produtos e fornecedores. O resultado final você pode ver na figura abaixo :

10.27 Para excluir uma tabela, chave primária ou chave estrangeira utilize o botão Drop da PaintBar. Selecione o item que você deseja excluir e em seguida clique no botão Drop. Exemplo : para excluir o relacionamento entre a tabela familias e produtos, significa que a coluna familia da tabela produtos deixará de ser uma chave estrangeira, então dê 1 clique em para selecionar, em seguida clique no botão drop. Veja como na figura abaixo :

10.28 Como o item selecionado foi uma chave estrangeira, aparecerá uma janela pedindo uma confirmação para a exclusão da Foreign Key. Clique no botão Yes para confirmar a exclusão ou no botão No para desistir. Veja figura abaixo.

10.29 É possível manipular as linhas de um tabela no PowerBuilder. Para isso basta selecionar a tabela e escolher uma das três alternativas de Data manipulation : grid , tabular ou freeform.

image157.gif (3480 bytes) image158.gif (3441 bytes)

 

Exemplo : Data manipulation grid. Para inserir linhas nesta nova tabela clique no botão Insert Row, como mostra a figura abaixo :

Após digitar todas as linhas, clique no botão Save Changes para gravar as linhas inseridas ou alteradas, no banco de dados. Veja figura abaixo :

Para atualizar as linhas que aparecem na janela Data Maniputaion, basta dar um clique no botão Retrieve. Este procedimento fará uma nova leitura no banco de dados e mostrará as linhas da tabela atualizadas.

Para excluir linhas da tabela basta colocar o cursor na linha a ser excluída e clique no botão Clear, como mostra a figura abaixo :

10.30 Para criar índices para as tabelas do banco de dados, basta selecionar a tabela para a qual será criado o índice e clicar no botão Create Index.

Em seguida defina as informações do novo índice na janela Create Index, como mostra a figura abaixo :

10.31 Para executar instruções sql de forma interativa, no PowerBuilder, basta clicar no botão DB Administration. Veja na figura abaixo que a janela Database está aberta e conectado ao nosso banco de dados Estoque.

O próximo passo e digitar o comando sql na janela Database Administration, finalizar o comando com ponto-e-vírgula e clicar no botão Execute. Como mostra a figura abaixo :

Veja o resultado deste exemplo na janela abaixo : (Uma nova janela com o resultado do comando sql)

10.32 Se você preferir, poderá utilizar o Paste Sql no lugar de digitar os comandos sql. Veja como :

Clique no botão Paste Sql, como na figura abaixo :

Em seguida você terá que escolher o comando : Select para consultar, Insert para inserir, Update para alterar ou Delete para apagar linhas. Clique na opção desejada e pressione enter.

Como exemplo selecionaremos a opcão Select. Em seguida aparecerá a janela Select Tables. Selecione a(s) tabela(s) que deseja consultar e clique no botão open, como mostra a figura abaixo :

Em seguida selecione as colunas da tabela, como mostra a figura abaixo :

Na parte inferior da janela, clique em Where, selecione Column e Operator, depois digite o valor na coluna Value. Veja Figura Abaixo

:

Depois clique no botão Return, como mostra a figura abaixo :

Veja o resultado na figura abaixo : ( o comando sql foi gerado automaticamente ). Clique no botão execute e veja o resultado.